28°C 18°C

São Paulo, SP

24°C 15°C

Curitiba, PR

35°C 19°C

Belo Horizonte, MG

34°C 21°C

Rio de Janeiro, RJ

24°C 18°C

Porto Alegre, RS

30°C 23°C

Salvador, BA

Quarta-feira, 23 de Setembro de 2015 - 19h21

Como ajudar seu filho a se proteger na internet

Maria Clara Lima

 

É só chegar em casa e lá estão elas, sentadas na frente do computador. A internet não tem idade, certo? E está cada vez mais jovem. É comum vê crianças pequenas brincando com smartphones e tablets, e os jovens interagindo com o computador, é por isso que pais, tios e professores precisam ficar atentos aos hábitos online dessa nova geração.

 

Geralmente, jovens e crianças usam a internet para acessar bate-papo, sites de jogos online, redes sociais e blogs, e é importante que eles sejam monitorados por um adulto.

 

Confira dicas de como proteger seus filhos dos perigos da internet

 

Estabeleça horários e regras de uso

Internet não deve tomar mais tempo do que estudos e atividades físicas. Estabeleça os horários de uso do computador e deixe bem claro quais são as regras de uso. Negocie com a criança horários para atividades online.

 

Coloque o computador em um lugar visível

Deixei o micro em uma área comum dentro da casa, para que você possa acompanhar o que o jovem está vendo na internet.

 

LEIA MAIS

Cinco dicas de segurança contra bullying na internet

+ Controle o que seu filho vê na internet

+ Pais devem ensinar aos filhos como usar as redes sociais

 

Não fale com desconhecidos

Conhece a máxima do “não fale com estranhos”? Bom, esse conselho também vale para a internet. Recursos como e-mails, programas de mensagens, e redes sociais devem ser usados apenas com amigos. Ensine ao seus filhos a terem cautela com “amigos virtuais”. Eduque a criança para ela não divulgar dados pessoais e informações íntima, e nem marque encontros sem a presença dos pais.

 

Cuidado com a webcam

Desabilite a webcam do computador, se necessário. É por meio de programas que registram conversas em vídeo que criminosos conseguem fotografar crianças e adolescentes.

 

Ensine seu filho sobre bullying online

Cyberbullying é uma ameaça real e cada vez mais crianças passam por essa experiência desagradável. Converse com seus filhos sobre como são tratados na internet, e se há algum problema ou ameaças acontecendo.

 

Internet, por mais divertido que seja, não é brincadeira. Nas mãos de pessoas mau-intencionadas, a web pode ser um ambiente bem perigoso. As crianças são facilmente enganadas por criminosos que agem na rede todos os dias.

 

Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças on-line mais recentes. Para mais informações, acesse o site http://www.mcafee.com/br e fique atento às dicas de segurança na internet no Mundo Positivo.


publicidade:

publicidade:

publicidade: